Lidar com o trabalho remoto tem sido um grande desafio para empresas e pessoas. Aqueles que puderam seguir a recomendação de ficar em casa, por conta da COVID-19, sequer tiveram tempo e suporte para fazer essa transição da melhor forma. Por isso, decidi compartilhar meus aprendizados e reflexões sobre facilitação online, um tema que venho estudando nos últimos meses.

Existem diversos tipos de ferramentas para tornar o ambiente digital mais produtivo e acolhedor. Usando técnicas simples e pontuais, conseguimos aprimorar o contato virtual. E isso aumenta significativamente o engajamento das pessoas em reuniões, cursos e outras interações profissionais.

Aprendizados sobre facilitação online

Apesar de fazer atendimentos remotos há mais de 15 anos, foi só no início deste ano que me inscrevi no workshop de facilitação virtual da Aprendix. Inclusive recomendo muito a inscrição, há sempre novas turmas abertas. Outra opção é o Curso de Facilitação Online da Silvia Roscoe e do Bruno Bakaukas.

Conhecer essas metodologias mudou completamente a minha visão sobre interação com grupos remotos. A começar por técnicas para adaptar de forma eficiente uma série de dinâmicas presenciais para o espaço virtual. Sim, porque a interação online em grupo envolve necessidades, possibilidades e limitações muito diferentes do que vivemos no presencial.

Por exemplo, se durante uma reunião online você fizer uma apresentação de slides exatamente como faria ao vivo, é bem provável que o público tenha dificuldade de acompanhar e absorver as informações passadas. O mesmo vale para para simples reuniões de time, que podem se transformar em verdadeiros pesadelos. É o que ilustra este divertido (e desesperador) vídeo da plataforma Zoom, em inglês:

 

Desafios e novas possibilidades

É preciso encontrar meios de trazer a vivência presencial para o online, mas de forma análoga e não literal. Isto é, construir dinâmicas baseadas nas lógicas virtuais, sem esquecer que atrás da tela estão seres humanos que precisam ser estimulados e chamados a participar e se engajar.

Na prática, isso significa uma dedicação extra na preparação. Seja de uma reunião, curso, atendimento, consultoria ou qualquer outro tipo de interação online. É necessário ter um material visual impecável, além de suporte de uma ou mais pessoas para dar conta de conversas no chat e possíveis problemas técnicos, por exemplo.

E você, já pensou em tornar as reuniões do seu time mais dinâmicas, interessantes e engajadoras do que costumavam ser presencialmente? Na minha atuação, tenho ajudado clientes de Executive Coaching a desenhar trabalhos direcionados para suas equipes no ambiente online. Tem funcionado muito bem.

Então, faço um convite que é também uma provocação: se arrisque, tente coisas diferentes e novas. Este é o momento para experimentar!

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