Quando pensamos em contribuir para um mundo melhor, nos deparamos com nossas próprias incongruências. Por isso, neste texto vamos falar sobre coerência, constância e consistência.
Me explico: é mais óbvio para mim manter um comportamento, uma postura, em ambiente controlado, como uma sessão de Psicanálise, de Coaching Individual ou de Team Coaching.
Na vida privada, muitas vezes me comporto da mesma maneira. Afinal, nossas características pessoais estão em todas nossas relações, com uma combinação diferente para cada papel que desempenhamos.
Contudo, às vezes me precipito ou cometo qualquer outra inadequação diante de uma necessidade de amigos ou família, um pouco por minha extroversão. O trabalho que desenvolvo exige uma escuta atenta, como já comentei aqui em outras oportunidades. E há momentos em que eu sinto uma grande necessidade de falar e compartilhar meus pensamentos. Durante as sessões com meus clientes, isso só acontece em situações muito específicas, com um propósito bastante claro.
Então, nas demais relações, alguns dos conhecimentos e ferramentas aplicadas no trabalho ficam de lado. Meu trabalho exige de mim um desenvolvimento constante que inclui análise pessoal contínua. Por isso, sempre que me pego neste contexto, sou advertida da minha impropriedade, volto para mim mesma e busco as respostas que sei bem como usar na vida profissional.
Isto é busca por evolução. E não tem prazo de validade – devemos usar por toda a vida.
Auto observação e antecipação de consequências são fatores chave para alcançar nossos propósitos!
Coerência, constância e consistência
Quando o propósito de vida é claro, coerência e constância são atitudes naturais. Isso gera consistência de resultado, e a combinação dos três é responsável por sua reputação. E a reputação define as relações ao longo da vida.
Tornar consciente a motivação de suas ações e pensamentos permite esclarecer seus propósitos e se apropriar de sua vocação. A partir daí, tudo o que você faz é parte do que acredita e faz sentido para você.
“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.”
– Mahatma Gandhi