Na época em que eu ainda era apenas uma estudante de Psicanálise, ouvi meu mentor falar sobre a necessidade de ter inimigos. Fiquei intrigada: geralmente a gente fala muito sobre a importância de ter amigos, não é?!

Sim, ter amigos é fundamental para nossa saúde mental. São eles que geralmente nos acolhem, nos defendem, nos elevam. Mas a oportunidade de evolução mais real que existe é quando alguém nos aponta aspectos a serem desenvolvidos.

Ao usar o termo “inimigo”, me refiro àquelas pessoas que me dizem que sou boa nisso, mas não naquilo. Que preciso melhorar nesse ou naquele aspecto.

No mundo dos negócios, por exemplo, nenhuma empresa cresce num cenário em que ela domina o mercado. Se as coisas estão funcionando do jeito que sempre funcionaram, dificilmente as pessoas terão energia e disposição para evoluir. A não ser que tenham concorrentes.

Uma das ferramentas que usamos no processo de Executive Coaching é a avaliação 360 graus. É um questionário feito nas corporações em busca de feedbacks mais precisos a respeito da imagem de executivos. São questões fechadas, de múltipla escolha, com níveis de 1 a 4.

“Meu líder me apoia quando tenho alguma dificuldade? Apoia um funcionário quando ele apresenta dificuldade? Nunca. Às vezes. Frequentemente. Ou sempre.”

Quando nós da Carpegiani Associados começamos a aplicar a técnica em processos de Coaching aqui no Brasil em meados dos anos 2000, ao invés de simplesmente enviar o questionário, nós passamos a fazer as entrevistas presenciais, que fornecem uma maior qualidade de informação. Funciona assim até hoje.

Pessoas do relacionamento que não apontam aspectos a serem desenvolvidos pelo executivo, só falam de suas qualidades, tornam o processo muito mais difícil. Sem feedback, ficamos às cegas e contamos apenas com nossa referência interna.

Ainda quando a gente tem uma crítica negativa a nosso respeito, tendemos a desprezar. Resistimos a aceitar que não somos perfeitos, que podemos crescer, amadurecer e melhorar. Não só nós mesmos, mas também nossas relações

O desafio é mudar a nossa forma de olhar e encarar isso como uma oportunidade. E você, acolhe apenas o que seus amigos dizem sobre você ou também ouve seus inimigos?

Postagens Recentes
Três girafas com um céu azul com nuvens de fundo ilustrando o assunto escuta e silêncio