Quando Walt Disney teve a brilhante ideia de criar o que viria a ser o maior parque temático do mundo, ouviu de muitas pessoas que aquele seria um péssimo negócio.

Várias eram as justificativas: as pessoas odeiam parques de diversões. São o pior lugar do mundo. Sujos, sem segurança. Os clientes são mal atendidos.

Mas ele persistiu.

Na verdade, era justamente por conta disto que Walt Disney queria criar um parque diferente de tudo que as pessoas conheciam até então.

A ideia de fazer diferente costuma assustar.

A resposta é quase automática: “mas isso não vai funcionar”.

Por que não vai funcionar?, questiono em situações como essa, ao acompanhar reuniões corporativas. “Porque a gente nunca fez assim.”

Mas esse não deveria ser o motivo para continuar fazendo igual. Pelo contrário. Deveria justamente motivar a fazer diferente. Afinal, em tudo na vida buscamos a evolução, não é mesmo?!

Além da inovação, Walt Disney nos deixa outra importante lição na vida e nos negócios: ter um propósito.

Pare por um instante e reflita: pra que você e sua empresa existem neste mundo?

No caso de Walt Disney, o propósito é trazer felicidade para a vida das pessoas. Mais do que um parque, o que ele criou foi um universo mágico, onde sonhos se tornam realidade.

O propósito precisa ser real pra todo mundo. Não apenas pro líder ou pra equipe de lideres. Precisa fazer parte do dia-a-dia da empresa, inclusive dos colaboradores.

Tudo gira em torno da experiência do cliente; e, antes, do empregado.

Sabe o que faz uma pessoa se tornar fiel a uma marca ou produto? O quanto ela se sente importante e reconhecida.

Se não me sinto valorizado, não tenho como valorizar quem consome o produto ou o serviço da empresa pra qual eu trabalho.

Como será que seus colaboradores e clientes estão se sentindo?

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